Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

Astros: o brilho do céu


Na aula de ontem, combinamos algumas coisas:
- a maioria dos pais já liberou os alunos para que suas fotos e trabalhos sejam utilizados neste blog.
- como a aula era de Ciências, combinamos, que este ano, a turma irá particpar da Olimpíada Brasileira de Antronomia e Astronáutica. Como agora todos já sabem ler, se sentem mais seguros para participarem deste tipo de evento. Convensando com a Coordenadora Pedagógica (Cardelita), ela disse que não tem problema em fazer a inscrição.
.......................................................................
Os objetivos propostos para a aula de ontem foram os seguintes:
- Identificar o Sol, a Terra e a Lua como alguns dos astros que existem no espaço.
- Diferenciar estrela, planeta e satélite.
- Identificar o Sol como uma estrela.
- Reconhecer o Sol como um astro que tem luz própria.

Começamos a aula conversando com os alunos sobre o que podemos ver no céu durante o dia e durante a noite. Como eles foram estimulados a falar o que sabiam a respeito dos asrros, ficou claro que eles possuiam uma visão da Física Aristotélica sobre astonomia. Descreveram sobre o Sol, o céu (que escondia o Sol a noite com a ajuda das nuvens), as estrela e a Lua.
Como eles não estavam chegando a alguma conclusão, pediram para que eu explicasse e para isso (como a sala é bem grande), pedi a alguns alunos para me ajudarem a fazer uma demosntração. Para ela, tive a colaboração do Arílson (Sol), Bruno Vieira (Terra), Bruno Leal (Lua), Cláudia, Paulo e Samanta (estrelas sora do nosso sistema solar). Na demostração eles tiveram uma noção dos movimentos de rotação e translação da Terra. Perceberam porque durante o dia temos uma maior quantidade de luz e que por isso não vemos as estrelas. E até ficaram com pena da Lua, que precisa ir girando e acompanhando a Terra no seu movimento em torno do Sol.
O registro de texto no caderno, foi feito com o auxílio do Livro: Ciências Naturais - 2ª série, de autoria de Emmanuel Cavalcanti de Oliveira e Maria da penha Gonçalves.

Ainda não trabalhamos as fases da Lua. Isso será trabalhado na próxima segunda-feira (09/03) ,quando será entregue um calendário Lunar com os meses de março e abril. Nele constarão as fases da lua, as fotos dos alunos que fazem aniversário, e os dias de provas para o bimestre.
Na segunda-feira também assistiremos o filme Cassiopéia, de Clóvis Vieira, da playarte Filmes, que poderá auxiliar os alunos na construção do conceito de Universo e astros que dele fazem parte. Após a aula de vídeo, faremos um glossário coletivo, constando o que ficou apreendido das palavras: astro, planeta, satélite, sol e universo.
Na terça-feira da semana que vem (10/03) Trabalharemos com os livros O espaço, texto de Marie Kolaczek e ilustrações de oliver Latyk e Philippe Mignon, da Editora Salamandra, e com os livro O aniversário do Sol, de Roberto Duarte, da Editora Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário