Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Cerros do Estado e Cerro das Almas

Enquanto víamos parte do conteúdo de relevo do RS, caímos em um assunto de interesse: cerros. Aqui no Capão do Leão existem dois cerros conhecidos: o Cerro das Almas e o Cerro do Estado. Abaixo coloco alguns post's do blog http://capaodoleao.blogspot.com (é um blog bem legal e útil para quem quer saber um pouco mais sobre o Capão do Leão).
Link

Cerro das Almas

Cerro das Almas, em Capão do Leão - RS,Local onde as lendas dizem existir um cemitério dentro de uma gruta. Pouco se sabe sobre o assunto, e as variações da lenda dizem que lá existe:1) O túmulo de um antigo escravo - existiam quilombos na região2) Cemitério Indígena - a região também já foi habitada por indios3) Túneis das tropas portuguesas - alguns dizem que haveriam túneis, usados pelos portugueses na época em que expulsaram os espanhóis da região.Pouco se sabe sobre o que existe lá ou sobre sua suposta localização. Alguns ex-funcionários das empresas de mineração alegam ter visto trechos de peabirús e inscrições rupestres nas proximidades. Também acredita-se que seja esse o motivo para o nome dado ao local.- Bruno.M.Farias

http://bbs.keyhole.com/ubb/printthread.php/Board/EarthTravel/main/1137479/type/post
http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=10487600359997492759&aid=1214561020

BRUNO M. FARIAS
---------------------
PESQUISA – Sítios arqueológicos no Capão do Leão
No ano 2000 a FURG recebeu uma coleção de artefatos encontrados no Jardim América, entre elesestatuetas, porretes e boleadeiras de pedra de 4000 anos de idade.Relatos falam de cemitérios indígenas e construções da época dos escravos, e também de desenhos feitos na pedra no Cerro das Almas. Veja o álbum só com mapas do Cerro das Almas e tipos de artefatos que poderiam ser encontrados na região:http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=10487600359997492759&aid=1214561020 Se você já viu ou já ouviu falar em algo parecido, entre em contato: bruninhofarias-floripa@hotmail.com Obrigado a todos!


Sobre o Cerro do estado, no blog http://capaodoleaohistoriaecultura.blogspot.com/2010/05/historia-da-pedreira-do-cerro-do-estado.html temos o seguinte:
A Pedreira do Cerro do Estado pertence à União, concedida ao Estado do Rio Grande do Sul, sob administração da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) – autarquia que veio a suceder o antigo Departamento de Portos, Rios e Canais (DEPRC). Localiza-se no município de Capão do Leão, numa elevação (cerro) que faz parte da chamada “Serra do Granito” – esta, por sua vez, integrante da Serra dos Tapes. A “Serra do Granito” comporta o 2º. maior bloco de granito basáltico do mundo e possui cerca de 4 km de extensão.O mesmo bloco se estende desde a antiga Pedreira do Sapem, nas proximidades do Cemitério Municipal Santa Tecla, e vai até o Cerro das Almas. Segundo especialistas, é um “bloco único”, como um iceberg. Isto significa que as rochas que se vem no solo são apenas parte deste monumental prodígio da Natureza. Atualmente está sendo explorada por um consórcio formado pelas empresas CBPO-Engenharia/Odebrecht, Ivaí, Carioca e Pedrasul. O objetivo da exploração é fornecer pedras para as Obras de Ampliação dos Molhes da Barra de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário